domingo, 29 de novembro de 2009

Invasões bárbaras

Desde o século III d.c. que o império romano apresentava sinais de enfraquecimento.
Desde o final do século II d.c. que os povos bárbaros pressionavam junto dos limites do Império Romano.O interesse dos povos bárbaros deveu-se à sua ambição pelas terras cultivadas,à organização das cidades e ao clima ameno do sul da Europa, que lhes faltava por causa de serem seminómadas.a pouco e pouco algumas tribos bárbaras infiltraram-se em territórios do Império Romano para se listarem no exército ou para se tornarem colonos.
Os povos bárbaros fixaram-se a norte entre os rios Reno e Danúbio numa região depois designada por Germânia.
Entre os séculos V e VI os povos germânicos criaram um novo mapa político,estando dividido em vários reinos independentes.No caso da Península Ibéria,os dos Suevos e Visigodos.

Reino Suevo

No ano de 409,os Suevos ocuparam a Galécia (a norte do Douro) e o norte da Lusitânia até ao rio Tejo.Eram guerreiros e agricultores que,com as invasões,se transformaram em conquistadores interessados em alargar e conservar os territórios que possuíam.Seguidores do arianismo converteram-se ao Cristianismo.
Braga era a capital do reino Suevo,tendo-se transformado num importante centro religioso e cultural.

Reino Visigodo

Os Visigodos chegaram à Península Ibérica entre 415 e 416 e ocuparam a região centro nordeste da P.I. e estabeleceram a cidade de Toledo como capital. A pouco e pouco absorveram os valores culturais romanos acabando por também adoptar a religião cristã. O Cristianismo acabou tornou-se a religião oficial dos Visigodos pela acção do rei Recaredo, que decidiu criar dessa forma uma unidade religiosa na Península Ibérica, permitindo também o desenvolvimento de igreja. Os Visigodos estavam muito bem organizados jurídicamente e socialmente. No final do século VII a monarquia visigótica começou a apresentar sinais de crise, quando a sucessão ao trono provocou rivalidades.




Sem comentários: