domingo, 9 de novembro de 2008

Desenvolvimento dos Celtiberos

Os Iberos

A partir do século 1000 a.C. expande-se por Portugal um povo chamado Ibero.
Os Iberos eram morenos e tinham estatura média.
As suas actividades económicas eram a criação de gado e a agricultura.
Distinguem-se na arte ibera,as estátuas e as peças de ourivesaria.
Os Iberos já faziam exploração mineira de cobre e estanho e trabalhavam o bronze,que utilizavam no fabrico de armas:são conhecidas as suas falcatas(arma composta por uma haste encimada por uma foice).

Celtas

Na primeira metade do século VI a.C. chegou a Portugal um conjunto de povos proveniente do Centro da Europa,a que genericamente se atribuiu a dominação de Celtas.
Os Celtas tinham estatura alta e tinham o cabelo e os olhos claros.
Os povoados utilizados pelos Celtas,denominados castros,eram formados por habitações circulares,de pedra,com cobertura de colmo,cercados por fortes muros de pedra larga situados em pontos altos.




Celtiberos

Da miscigenação entre um conjunto de povos Celtas e dos Iberos terá resultado o povo Celtibero.
As comunidades agro-pastoris viviam em aldeias nos vales dos rios ou no cimo dos montes. Estas últimas, geralmente rodeadas de muralhas para defesa em caso de guerra, são os castros.
As suas casas eram pequenas, de pedra, geralmente circulares, com chão de terra batida e tecto de colmo.
Os Celtiberos encontravam-se divididos em tribos que estavam permanente conflito.Tal como os Celtas,os Celtiberos habitavam em castros.
Os Celtiberos ocuparam Portugal até 133 a.C.,altura em que foram vencidos pelos Romanos.Aos Iberos que já habitavam a Península, vieram juntar-se os Celtas, vindos de Norte, que se fundiram dando origem aos Celtiberos.

Sem comentários: