domingo, 9 de novembro de 2008

Os primeiros povos

Os nómadas

Há muitos milhares de anos o clima era muito frio devido às glaciações.Quase só existiam plantas rasteiras,poucas árvores e animais.
Existiam rinocerontes-lanudos,renas,mamutes,bisontes,ursos e tigres dentes-de-sabre.
O Homem vivia em pequenas comunidades nómadas(dentro de grutas)e praticavam uma economia recolectora.Foi nas cavernas(onde eles viviam)que o Homem primitivo criou a arte rupestre(uma espécie de pintura mas com sangue,nas paredes das cavernas).Para se aquecerem utilizavam o fogo.Fabricavam os seus utensílios em sílex.















Fonte: algarvivo.com/arqueo/top-10/foz-coa.html

Comunidades agro-pastoris

No período neolítico a Ásia e a Europa sofreram grandes alterações climáticas, fazendo com que o clima se tornasse mais quente e seco,o que permitiu surgirem novas espécies de vegetais e de animais como o veado, o javali,o castor e o lobo.
O Homem melhorou a sua forma de viver passam-do a dedicar-se à agricultura e à domesticação de animais, o que permitiu a sedentarização das comunidades.
Ao tornar-se sedentário,o Homem começou a construir os primeiros povoados e passou a usar instrumentos mais eficazes como a foice, a enxada de pedra e a mó manual.Também descobriu novas técnicas artesanais como a cestaria,a cerâmica e a tecelagem.
O Homem deixou de estar tão dependente da Natureza e começou a praticar uma economia de produção.
No 4 milénio a.C.,surgem os monumentos megalíticos:os menires,os cromeleques,os alinhamentos e as antas ou dólmenes.Estes dois últimos monumentos eram monumentos funerários dos povos primitivos.
Na idade do bronze(c. 2000 a.C.-c. 800 a.C.) voltam a registar-se migrações à procura de melhores condições de vida.Foi o caso dos Iberos e depois os Celtas.


Sem comentários: